O pesadelo dos recrutadores são os currículos preenchidos de forma incorreta, cheio de erros ortográficos e com várias confusões feitas pelos candidatos.
Para início de conversa, quem busca por uma Recolocação Profissional, deve entender que o Currículo é um documento. Sim, um documento que conta a sua trajetória profissional. Partindo deste princípio, este documento é sua porta de entrada nas empresas e, portanto não pode e não deve estar feito de qualquer jeito, pois ele é a sua vitrine no mercado.
O primeiro ponto de um currículo perfeito começa com a coerência nas informações escritas.
Organização dos tópicos do início ao fim, conformidade entre os dados informados e adequação ao perfil da vaga que ele será enviado é imprescindivel para um currículo de efeito.
Não cabe ao profissional, enviar um currículo incoerente, confuso e bagunçado para as empresas, já que desta forma não surtirá efeito nenhum entre os Recrutadores ou Gestores responsáveis por escolher alguém para as vagas de empregos.
A segunda característica, não menos importante, é a clareza nas informações. Quanto mais simples e objetivo, melhor!
É comum os candidatos buscarem pela inovação através de muitos modelos de currículos disponíveis na internet, com muitas cores e layout´s de todos os jeitos. Porém, a apresentação do seu documento precisa ser objetiva e clara. Não é necessário detalhes demais e nem informações de menos! Equílibrio e concordância é fundamental, então escolha sempre os modelos com mais objetividade e que deixe seu perfil evidente, conforme a vaga divulgada pela empresa.
E, por fim, pesquise sobre a vaga, a empresa e as habilidades necessárias do cargo, para que através deste conhecimento adquirido você faça um currículo que chame a atenção da empresa.
Acrescente dados relevantes, suas habilidades e competências de acordo com a função, sua participação em projetos naquela área específica e conte através de uma linguagem compreensível sua experiência profissional.
O preenchimento do currículo pode te levar para a entrevista ou te tirar dela. Sendo assim, o mais coerente por parte do candidato é buscar por ajuda profissional caso ele não consiga preencher um currículo perfeito ou se sinta inseguro para isso. Portanto, se você observar seu currículo e sentir que ainda falta algo, peça ajuda e invista em você.