Aline Bernardes, 01/11/2022
Neste momento de retomada da economia, a falta de mão de obra qualificada é um fato recorrente nas empresas que possuem vagas abertas.
Alguns setores como hotéis, bares e restaurantes possuem alguns cargos específicos e isso é um dos motivos onde não se encontra profissionais qualificados para preencher tal vaga. Está cada vez mais comum nos depararmos com faixas e anúncios divulgados em suas portas com “Procura-se”!
Além dos cargos específicos, (que precisam de uma formação acadêmica mais elevada do candidato), outros fatores são destaques nas faltas destes profissionais:
- Com a pandemia, muitos profissionais foram desligados de suas empresas e se tornaram Micro Empreendedor Individual, abrindo seu próprio negócio;
- Com o avanço da tecnologia, a exigência de competências técnicas para o cargo escolhido é bem maior;
- A falta de identificação do colaborador com a função e/ou empresa;
- Salários incompatíveis com a função ou com o mercado de trabalho;
- Comportamentos e atitudes, são hoje o que mais pesam na hora de contratar e/ou demitir.
Mas, qual a solução para que os empresários não fiquem sem profissionais e continuem expandindo sua empresa?
Podemos começar pela diminuição do rol de exigências curriculares e aplicação de treinamentos certos para a equipe; investimento na capacitação do colaborador que já está dentro da empresa, promoção interna, salário justo e escala flexível, são fatores que podem e devem ser pensados diante da dificuldade em uma nova contratação.
Outra estratégia, é a Terceirização. Cada vez mais utilizada por empresas de todos os ramos e tamanhos, terceirizar um setor específico pode ajudar e muito, a ultrapassar alguns problemas que a empresa esteja enfrentando neste quesito e tantos outros.
Buscar os melhores alunos em Centros Educacionais é uma realidade hoje, que as empresas de Recrutamento e Seleção, fazem em casos de contratação de novos estagiários e aprendizes, além de criar um banco de talentos com os melhores perfis.
Após a pandemia, as empresas viram que é possível trabalhar com uma equipe mais enxuta, devido ao caos que nos ocorreu, porém será que continua sendo a melhor opção?
É importante que o Gestor sinta o clima do dia a dia na empresa e converse com seus colaboradores, pedindo um feedback real da situação e do trabalho efetivo, para não gerar novos conflitos para sua organização.
Portanto, mais do que uma proposta ideal de negócios e um planejamento com ferramentas e ações inovadoras, a empresa precisa investir em mão de obra qualificada, visando sempre o atendimento com excelência para o cliente e obtenção dos melhores resultados.
Busque uma empresa especializada nessa área que apoie sua atividade de RH.
A Bernardes RH está pronta para te ajudar!!