O Linkedin é a maior rede social profissional feita para gerar conexões e relacionamentos profissionais. Através do Linkedin, as pessoas podem criar um perfil utilizando como base seu currículo e buscar, tanto um novo emprego, como fazer uma transição de carreira. Portanto, a primeira afirmação é: se o seu currículo está errado, o seu perfil do Linkedin também está!
Entenda que o Linkedin não é uma rede social como Facebook ou Instagram. Ele é profissional e precisa ser utilizado com este intuito.
Porém, como melhorar seu perfil no Linkedin?
Existem alguns fatores que podem te ajudar a ter um perfil encontrável pelos recrutadores e grandes empresas.
Confira as 05 dicas abaixo e coloque em prática!
- Mantenha seu perfil atualizado
O Linkedin não trás bons resultados se não houver um candidato ativo e com perfil atualizado. Uma nova foto de perfil, uma boa imagem de capa e um resumo profissional atualizado, com suas habilidades e competências, fazem toda a diferença na hora de escolher um candidato para entrevista.
- Elabore um título profissional
O título do Linkedin é um descritivo que fica abaixo do seu nome de perfil. Ali, você deve pensar, de uma maneira coerente e real, qual é sua atuação profissional. Quem você é, o que faz, como você se define profissionalmente, precisa estar claro para os recrutadores. Foque nas palavras-chaves da sua área e seja específico. Escreva um título que represente o que você faz, efetivamente, e demonstre isso nos outros tópicos do seu perfil.
- Longas descrições de cargo
Cuidado ao escrever demais. Se o recrutador não entender rápido qual é sua área, isso não te colocará mais perto do novo emprego. Tanto no currículo, como no Linkedin, nós, recrutadores, precisamos “bater o olho” e observar que seu perfil está coerente com a vaga. Portanto, se for preciso muito tempo para ter esse entendimento, é sinal que um outro candidato será escolhido.
- Publique conteúdos próprios e relevantes
Ao longo da sua trajetória profissional, você adquiriu conhecimentos e foi se desenvolvendo com o passar dos anos. É muito interessante para o recrutador que busca um profissional pelo Linkedin, saber e ver que você conhece e tem propriedade em assuntos relacionados com sua área. Publique sempre que possível, interaja com as conexões e esteja ativo com conteúdos atuais.
- Aumente suas conexões
Qual é a quantidade de conexões que você tem, atualmente, no seu Linkedin?
Quanto mais conexões você possui, mais relacionamento com novas pessoas você cria e, consequentemente, mais possibilidades de conseguir um novo emprego.
Relacione-se com suas conexões, comente nas publicações, responda o chat de mensagens e busque por novos contatos. Na hora de preencher o Linkedin, as dúvidas aparecem, referente aos filtros aplicados. Busque por um profissional que faça este trabalho e saia na frente de muitos candidatos.